Dez pessoas, a maioria mulheres que estavam em um hotel e um restaurante, morreram nesta terça-feira (2) soterradas em um deslizamento de terra em um município do sudoeste da Colômbia castigado pelas chuvas, segundo um balanço atualizado das organizações de socorro.
Com o avanço dos trabalhos de resgate e remoção dos escombros, a estatal Unidade Nacional para a Gestão de Risco de Desastres (Ungrd) elevou o boletim inicial de quatro mortos, divulgado mais cedo.
Nas primeiras horas desta terça-feira, uma avalanche de lama e pedras invadiu uma pousada e um salão de bilhar em Mallama, cidade de ao menos 7.000 habitantes do departamento de Nariño, próximo à fronteira com o Equador.
Entre os mortos foram identificadas oito mulheres, "algumas venezuelanas", informou à AFP Jader Gaviria, diretor da Ungrd em Nariño.
Segundo este encarregado, nove vítimas foram resgatadas, duas delas "feridas com gravidade" e "supõe-se que haja mais pessoas soterradas".
Brigadas de resgate com apoio de escavadeiras estão desde cedo removendo terra em busca de mais vítimas, enquanto tentam normalizar o tráfego em uma rodovia nacional afetada pela emergência.
Gaviria disse que o deslizamento foi causado pela temporada de chuvas que afeta boa parte do território colombiano.