A polícia iraniana e manifestantes entraram em confronto nesta sexta-feira(26) em Isfahan, no centro do país, em um protesto contra o escoamento de um rio, informaram as agências Fars e Isna.
Entre 300 e 500 manifestantes se reuniram no leito do rio Zayandeh-Rud para protestar, como nos dias anteriores, contra o seu esvaziamento, principalmente devido à seca.
A polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes, que responderam atirando pedras, quebrando as janelas de uma ambulância e ateando fogo em uma motocicleta policial e outros objetos, segundo a agência Fars.
O rio Zayandeh-Rud, que atravessa a terceira maior cidade do Irã, está seco desde 2000, exceto por alguns curtos períodos.
A seca é uma das principais causas, mas os agricultores relatam que as autoridades desviaram seu curso para abastecer a província vizinha de Yazd e que isso teria acelerado o processo.
Na quinta-feira, =agricultores da região de Isfahan e autoridades foi fecharam um acordo para a distribuição de 50 milhões de metros cúbicos de água, segundo a Fars.
O Irã vive há anos uma seca crônica, com enchentes regulares causadas pelo endurecimento do solo e chuvas frequentemente violentas.
Saiba Mais
- Diversão e Arte De volta ao Brasil, Anitta recebe Juliette e novo affair em sua casa
- Ciência e Saúde IATA: restrições a viagens não controlam variantes da covid no longo prazo
- Política Senado aprova projeto que amplia alcance do teste do pezinho
- Diversão e Arte Sidney Magal conta que fã teve orgasmo ao encostar nele: 'Até desmaiar'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.