INDONÉSIA

Filhote de elefante morre após perder metade da tromba em armadilha de caçadores

O filhote de um ano foi deixado para trás por seu bando quando ficou preso na armadilha e foi encontrado depois por moradores da cidade

BBC
BBC Geral
postado em 18/11/2021 20:15
EPA - A perda do filhote é parte de uma série de mortes causadas por caçadores -
EPA - A perda do filhote é parte de uma série de mortes causadas por caçadores -
Filhote de elefante com parte da tromba cortada
EPA
O filhote foi encontrado por moradores da cidade de Aceh Jaya

Um filhote de elefante-da-sumatra morreu depois de perder metade da sua tromba em uma armadilha de caçadores na Indonésia.

O filhote de um ano foi deixado para trás por seu bando quando ficou preso na armadilha e foi encontrado depois por moradores da cidade de Aceh Jaya. Após encontrarem o filhote, os moradores o levaram para uma entidade de conservação para que ele recebesse cuidados veterinários.

Funcionários da entidade disseram que tentaram salvar a vida do animal amputando parte de sua tromba, mas o bicho acabou pegando uma infecção e morrendo dois dias depois.

"Não conseguimos salvá-lo porque a ferida era muito grave e estava infectada", diz Agus Arianto, chefe da entidade de conservação Aceh Natural Resources Conservation Agency. "Fizemos o melhor de pudemos para ajudar."

O filhote que perdeu parte da tromba
EPA
A perda do filhote é parte de uma série de mortes causadas por caçadores

Ameaçado de extinção

O elefante-da-sumatra é uma espécie considerada criticamente ameaçada de extinção devido ao desmatamento cada vez maior que destrói seus habitats naturais em Bornéu e Sumatra.

Além disso, elefantes machos são especialmente vulneráveis a caçadores por causa de suas presas, que são vendidas no mercado ilegal de marfim - alimentado por compradores da Europa.

A morte do filhote é a mais recente de uma série de mortes relacionadas à caça de elefantes. Em julho, um elefante adulto foi encontrado decapitado e com as presas arrancadas.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC