Londres, Reino Unido
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, se mostrou satisfeito com a aprovação, no sábado pela COP26, do "Pacto de Glasgow para o clima", que tem como objetivo acelerar o combate contra o aquecimento global, mas admitiu que a alegria está "tingida de decepção".
"Minha alegria com o progresso está tingida de decepção", declarou Johnson neste domingo, em referência "àqueles para os quais a mudança climática já é uma questão de vida ou morte".
"Exigiam para esta reunião de cúpula um alto nível de ambição. E embora muitos estivessem dispostos a fazê-lo, não era o caso de todos", completou.
"Podemos estimular, mas não podemos obrigar nações soberanas a fazer algo que não querem fazer. É decisão delas", completou
Apesar dos comentários, ele disse que está "imensamente orgulhoso" do acordo concluído.
"Glasgow marcou o início do fim para a energia procedente do carvão. É uma conquista fantástica e apenas uma das muitas da COP", disse Johnson.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.