O governo dos Estados Unidos confirmou nesta sexta-feira, 12, que o presidente norte-americano, Joe Biden, participará de reunião virtual com o presidente da China, Xi Jinping, na próxima segunda-feira, 15, em meio a diferentes tensões nas relações bilaterais entre as duas maiores economias do planeta.
Em comunicado, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que os dois líderes vão debater maneiras de "administrar responsavelmente" a competição de Washington com Pequim e discutir pontos em que os interesses se alinham.
Segundo ela, Biden ressaltará as "intenções e prioridades" dos EUA e expressar francamente as preocupações quanto à China.
O encontro acontecerá em um momento de deterioração dos laços entre as duas potências, com divergências em relação à soberania de Taiwan e à autonomia de Hong Kong, além suspeitas de violação de direitos humanos no país asiático.
Nesta semana, no entanto, as nações assinaram um compromisso para cooperar na área do clima, durante a Conferência das Nações Unidas para Mudanças CLimáticas (COP-26), em Glasgow, na Escócia.
Saiba Mais
- Mundo Blinken afirma que o Catar administrará interesses dos EUA no Afeganistão
- Diversão e Arte Em culto, mãe de Marília Mendonça desabafa sobre dor de perder a filha
- Mundo UE obtém progresso na crise migratória com Belarus, mas tensão continua
- Brasil Força Nacional ajudará Funai a proteger indígenas Kawahiva
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.