Um suposto militante russo do Estado Islâmico (EI) foi detido no aeroporto El Dorado de Bogotá quando se dirigia para a Guatemala, informaram as autoridades colombianas nesta sexta-feira (5).
O homem, identificado como Vladimir Taranetc, é procurado pelas autoridades de seu país desde 2013 acusado de viajar "por vários países entre Síria e Turquia (...) para formar organizações terroristas", disse o diretor da polícia colombiana, general Jorge Vargas, em um vídeo enviado à imprensa.
Taranetc foi preso na noite de quinta-feira na capital colombiana, onde chegou procedente da Turquia em uma escala até a Cidade da Guatemala.
"Imediatamente (...) comunicamos às autoridades de polícia da Rússia para iniciar os processos de extradição", acrescentou Vargas.
Também conhecido como Ali Ali, o russo é acusado de ter militado desde o final 2013 em um grupo radical islâmico chamado "Jaish Muhajireen wal-Ansar".
"Após a dissolução dessa formação armada, Ali Ali e outros membros se uniram à organização terrorista Estado Islâmico (...). Ele atuava como combatente estrangeiro e contava com um forte arsenal de armas de fogo e munição", detalhou a polícia colombiana.
Após uma ofensiva em 2014 no Iraque e Síria e a conquista de extensos territórios, o EI formou um "califado", que caiu em 2019.
"Nos territórios controlados por esse grupo terrorista, acontecem execuções públicas em massa e castigos físicos, além da prática do tráfico de escravos", denunciaram as autoridades colombianas.
Saiba Mais
- Economia Faixa de conexão às escolas teve pouco apetite no leilão do 5G
- Economia Leilão do 5G movimenta R$ 46,8 bi; conheça as empresas vencedoras
- Diversão e Arte Vera Fischer conta sobre procedimentos estéticos: 'Nunca mexi no rosto'
- Mundo Jovens protestam em Glasgow para pedir mais ações contra a mudança climática
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.