Os Estados Unidos disseram nesta segunda-feira (18) que não vão participar dos diálogos sobre o Afeganistão anunciados para a semana que vem pela Rússia e que também envolvem China e Paquistão.
"Esperamos participar deste fórum no futuro, mas não estamos em condições de participar esta semana", disse a jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price.
O enviado russo Zamir Kabulov anunciou na sexta-feira passada a realização de tais negociações envolvendo quatro nações em Moscou, antecipando que elas teriam como objetivo "elaborar uma posição comum sobre a mudança da situação no Afeganistão".
Rússia, China e Paquistão estão entre as nações mais envolvidas com o Talibã desde que os fundamentalistas islâmicos tomaram o poder no Afeganistão em agosto, durante a retirada dos Estados Unidos após 20 anos de guerra.
Os Estados Unidos têm incentivado as nações a não reconhecerem o governo do Talibã, na esperança de influenciar questões fundamentais, incluindo os direitos das mulheres e meninas.
Price não quis explicar os problemas logísticos que impediram os Estados Unidos de comparecer.
As negociações acontecem em meio a uma disputa cada vez mais intensa sobre o número de diplomatas que os Estados Unidos podem credenciar em Moscou, embora os presidentes Joe Biden e Vladimir Putin tenham concordado em buscar cooperação em outras áreas sempre que possível.