Hong Kong se prepara, nesta terça-feira (12), para a chegada de um tufão, o segundo em menos de uma semana, acompanhado de chuvas intensas e ventos fortes.
Às 09h00 GMT (06h00 de Brasília), a tempestade tropical Kompasu, cujo nome vem da palavra "bússola" em japonês, estava localizada 480 km ao sul da cidade, com ventos de até 110 km/h.
O Observatório de Hong Kong emitiu um alerta de tempestade T8, a terceira categoria mais alta, às 17h22, horário local, (06h22 de Brasília).
O alerta obrigou a suspensão dos serviços de transporte por barco e interrupção de várias linhas de ônibus, embora o metrô continuasse a funcionar.
As escolas fecharam horas antes, bem como algumas repartições públicas e escritórios privados.
A nova tempestade chega após um alerta T8 emitido no sábado para a tempestade tropical Lionrock, com chuvas torrenciais e ventos fortes.
Embora o centro da tempestade tenha permanecido centenas de quilômetros ao sul de Hong Kong, o alerta foi mantido por 22 horas, o mais longo desde 1978.
Muitos moradores foram pegos de surpresa pela ferocidade de Lionrock, que começou a atingir a cidade com fortes chuvas na sexta-feira. Uma mulher morreu quando um andaime de bambu ao redor de um prédio residencial desabou e caiu sobre estrada em uma colina próxima.
Saiba Mais
- Política Chefe de milícia suspeito de mandar matar Marielle é preso na Paraíba
- Esportes Brasil derrota Espanha e conquista o bi olímpico no futebol masculino
- Esportes Mais ouro e adeus sem pódio: confira penúltimo dia olímpico do Brasil
- Esportes Em guerra por pontos do clássico, Brasil e Argentina vencem e sobram
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.