O presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou nesta quarta-feira (6) a renúncia de seu primeiro-ministro e de todo o gabinete ministerial, dois meses após ter assumido o cargo, em uma mensagem inesperada transmitida pela televisão estatal para todo o país.
"Informo ao país que no dia de hoje aceitamos a renúncia do presidente do Conselho de Ministros, Guido Bellido Ugarte, a quem agradeço pelos serviços prestados", declarou Castillo durante o breve pronunciamento.
A renúncia do primeiro-ministro também afeta o restante do gabinete, de acordo com as normas locais. Bellido foi nomeado em 29 de julho para chefiar o primeiro gabinete do governo esquerdista de Castillo.
Mas, em sua carta de renúncia, publicada pela imprensa, Bellido indica que está se afastando do Executivo a pedido de Castillo.
“Tendo cumprido todas as funções correspondentes à instituição, apresento minha irrevogável renúncia ao cargo da Presidência do Conselho de Ministros conforme o senhor solicitou”, diz na carta Bellido, que voltará ao Congresso para exercer funções como parlamentar do partido Peru Livre.
Bellido é um membro linha-dura do governante Peru Livre, um pequeno partido marxista-leninista que, para surpresa geral, conquistou a presidência do Peru com Castillo, vencendo a candidata de direita Keiko Fujimori em votação apertada em 6 de junho, após uma campanha marcada pela polarização.
Durante o breve pronunciamento, Castillo reiterou sua invocação aos setores econômicos, políticos e sociais "à mais ampla unidade para alcançar objetivos comuns", como a reativação econômica.
“É hora de colocar o Peru acima de todas as ideologias e posições partidárias isoladas”, enfatizou o presidente, um professor rural, que usava seu típico chapéu de palha.
Saiba Mais
- Mundo EUA discute diálogo na Venezuela com Colômbia e Espanha
- Diversão e Arte Bienal do Livro do Rio de Janeiro será realizada de 3 a 12 de dezembro
- Educação profissional Santander Universidades abre inscrições para bolsas de estudo
- Ciência e Saúde Falta de concursos pode afetar pesquisas, diz ministro Marcos Pontes
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.