Olhos encarando o céu, rosto pálido e água na altura do queixo — dependendo do fluxo fluvial, chegando na testa. Desde a última semana, o que parece uma garotinha se afogando vem chamando a atenção da cidade de Bilbao, no Centro-Oeste da Espanha. A figura, contudo, trata-se de uma obra hiperrealista do artista mexicano Ruben Orozco.
Chamada Bihar (do basco para “amanhã”), a obra é uma ação para a BBK Foundation, uma vertente do banco espanhol Kutxabank. A ideia é estimular um debate sobre a sustentabilidade e as mudanças climáticas.
A peça, que tem 120 quilos e é feita de fibra de vidro, foi levada para o Rio Nervión de barco durante a noite.
Pelas redes sociais, o artista contou que a obra é um “manifesto para lembrar que as decisões de hoje podem decidir as vidas dos jovens”.
Ver essa foto no Instagram
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.