O Egito, país árabe de maior população e o primeiro a assinar um acordo de paz com Israel, receberá nesta segunda-feira (13/9) o primeiro-ministro israelense Naftali Bennett, algo inédito em mais de 10 anos, anunciou o governo.
O presidente Abdel Fatah al Sisi conversará com Bennett em Sharm el Sheikh, no Mar Vermelho, sobre "os esforços para reativar o processo de paz" entre israelenses e palestinos, disse o porta-voz da presidência Basam Radi em um comunicado.
Com fronteiras no leste com a Faixa de Gaza e Israel, o Egito atuou como mediador em maio para obter o fim da guerra relâmpago entre o Estado hebreu e o movimento islamita Hamas, que controla o território palestino.
Vinculado com Israel por um tratado de paz desde 1979, o Egito recebe de maneira representantes do Hamas, assim como de sua rival, a Autoridade Palestina liderada por Mahmud Abbas, ao mesmo tempo que mantém relações diplomáticas, comerciais e de segurança com o Estado hebreu.
Alguns dias após receber o presidente da Autoridade Palestina Mahmud Abbas, o governante egípcio se reunirá com Bennett, retomando assim os encontros que eram frequentes até a revolta popular de 2011 no Egito e inexistentes desde então.
Saiba Mais
- Cidades DF Trânsito na Esplanada do Ministérios é liberado nesta segunda-feira (13/9)
- Ciência e Saúde Carne ainda mais cara e pecuária mais poluente: os efeitos da mudança climática
- Blogs Redirect Vagas da semana: concursos abertos acumulam mais de 2.000 chances
- Mundo Mercados de Cabul se enchem de pertences de afegãos desesperados para fugir ou comer
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.