Um super tufão que ganhou força rapidamente avança na direção das Filipinas e de Taiwan, com a ameaça de ventos devastadores e chuvas torrenciais nos próximos dias.
O tufão Chanthu estava na manhã desta sexta-feira (10/9) 580 km ao sudeste de Taiwan, com rajadas de até 234 km/h, segundo a agência meteorológica taiwanesa.
A agência meteorológica filipina afirmou que o tufão deve atingir o nordeste do país na sexta-feira e alertou para ventos com poder de destruição na localidade de Santa Ana, que tem 35.000 habitantes, e no leste das ilhas remotas Babuyan.
As previsões indicam a possibilidade de ondas de 2,5 a 10 metros na região.
O governador de Cagayán, norte da Filipinas, ordenou que os funcionários públicos e de empresas privadas, com exceção dos serviços de emergência, permaneçam em casa e aumentem a proteção, anunciou o porta-voz da administração regional, Rogelio Sending.
As projeções indicam que a tempestade seguirá o curso noroeste e pode afetar Taiwan diretamente no fim de semana.
Os cientistas se surpreenderam com a velocidade com que Chanthu se transformou em uma tempestade potente, depois que emergiu na segunda-feira entre Guam e as Filipinas, passando de depressão tropical a tufão de categoria 5 em 48 horas, algo que só havia acontecido com cinco tempestades anteriores.
Os cientistas alertam que os tufões e furacões ficam mais potentes e ganham força mais rapidamente em consequência do aquecimento global.
Embora Chanthu seja potente, o fenômeno representa um pequeno tufão e seu deslocamento será imprevisível.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.