O Pentágono negou nesta sexta-feira (27) que o Talibã tenha assumido o controle de qualquer parte do aeroporto de Cabul, após relatos de que o grupo que tomou o poder no Afeganistão entrou nas instalações vigiadas por militares americanos.
"Eles não estão no comando de nenhum dos portões, não estão no comando de nenhuma operação do aeroporto. Isso ainda está sob controle militar dos Estados Unidos", informou o porta-voz do Pentágono, John Kirby.
Mais cedo, um porta-voz do Talibã afirmou que o Emirado Islâmico controlava "três locais importantes" do terminal aéreo em Cabul, pois o prazo de 31 de agosto para os Estados Unidos e seus aliados concluírem sua retirada do país se aproximava.
“Três locais importantes da parte militar do aeroporto foram evacuados pelos americanos e estão sob o controle do Emirado Islâmico”, informou o porta-voz, Bilal Karimi, no Twitter.“Atualmente, apenas uma pequena parte está nas mãos dos americanos”, acrescentou.
Milhares de pessoas continuam refugiadas no aeroporto de Cabul, esperando para embarcar em um avião, segundo o general americano Hank Taylor.
Na quinta-feira, um ataque reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) matou pelo menos 85 pessoas perto do portão principal do terminal aéreo, incluindo 13 militares americanos.
A gigantesca operação de voos de saída do Afeganistão já permitiu a evacuação de mais de 111.000 estrangeiros e afegãos desde 14 de agosto, segundo o Pentágono.
Saiba Mais
- Mundo Republicanos atacam Joe Biden em meio à crise afegã
- Mundo Estudantes nigerianos libertados após sequestro se reencontram com os pais
- Mundo Delta Airlines vai cobrar multa mensal de funcionários que não tomarem vacina
- Mundo Biden acusa China de reter 'informação crucial' sobre as origens do coronavírus
© Agence France-Presse
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.