Tratado de Segurança Coletiva

Rússia retira quase 500 pessoas do Afeganistão

São as primeiras evacuações do Afeganistão organizadas pela Rússia, cujo governo destacou que oferecerá voos de repatriamento a todos os cidadãos russos que desejarem sair do país

Agência France-Presse
postado em 25/08/2021 10:52 / atualizado em 25/08/2021 10:52
 (crédito: Sergei Savostyanov / SPUTNIK / AFP)
(crédito: Sergei Savostyanov / SPUTNIK / AFP)

A Rússia lançou, nesta quarta-feira (25/8), uma ponte aérea para evacuar do Afeganistão cerca de 500 cidadãos russos e de outros países vizinhos, informou o ministério russo da Defesa em um comunicado.

As retiradas ocorreram com o apoio de quatro aviões militares, que transportaram russos e cidadãos de países membros da aliança militar Tratado de Segurança Coletiva, como Belarus, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão, além dos ucranianos.

São as primeiras evacuações do Afeganistão organizadas pela Rússia, cujo governo destacou que oferecerá voos de repatriamento a todos os cidadãos russos que desejarem sair do país.

Desde que os talibãs retomaram o poder no Afeganistão, há dez dias, a Rússia optou por uma atitude conciliadora com eles, estimando que estavam enviando sinais positivos para o mundo sobre o respeito das liberdades e a distribuição de poder.

A Rússia manteve sua representação diplomática no país enquanto os países ocidentais optaram pela retirada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação