Meio Ambiente

Ciclone tropical Grace segue para o Haiti após terremoto devastador

Grace passará por Jamaica, Cuba e Ilhas Cayman entre terça e quarta-feira, segundo a trajetória prevista pelo NHC

Agência France-Presse
postado em 16/08/2021 13:31 / atualizado em 16/08/2021 13:37
 (crédito: Stanley LOUIS / AFP)
(crédito: Stanley LOUIS / AFP)

A depressão tropical Grace está se dirigindo para o Haiti, que sofreu um terremoto de magnitude 7,2 no sábado, onde pode causar fortes chuvas nas próximas horas, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) nesta segunda-feira (16/8) em seu último relatório.

Grace está localizada a cerca de 200 km a leste de Porto Príncipe, a capital do Haiti, e está se movendo para oeste a cerca de 24 km / h, com ventos máximos sustentados de 55 km / h e rajadas mais fortes, disse a agência.

O centro do ciclone "passará perto da costa sul de São Domingos- a ilha compartilhada por Haiti e República Dominicana - hoje e esta noite", disse o NHC, com sede em Miami, no sudeste dos Estados Unidos.

Há previsão de chuvas entre 127 e 254 mm no sul do Haiti e na República Dominicana, com máximos isolados de 381 mm, segundo a mesma fonte.

“Essas fortes chuvas podem produzir inundações repentinas e urbanas e possíveis deslizamentos de terra”, alertou o centro meteorológico.

Pelo menos 1.300 pessoas morreram e 5.700 ficaram feridas no terremoto que atingiu o sudoeste do Haiti no sábado (14/8), deixando milhares de moradores desabrigados.

 

Principais terremotos que causaram mais de 25 mortes na América Latina e no Caribe desde 2001.
Principais terremotos que causaram mais de 25 mortes na América Latina e no Caribe desde 2001. (foto: LAURENCE SAUBADU, ALAIN BOMMENEL, NICOLAS RAMALLO, GIULIO FURTADO / AFP)

Grace passará por Jamaica, Cuba e Ilhas Cayman entre terça e quarta-feira, segundo a trajetória prevista pelo NHC.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação