A televisão estatal russa anunciou na quinta-feira (12/8) à noite que a correspondente da BBC Sarah Rainsford terá de deixar a Rússia por decisão das autoridades, uma medida anunciada em resposta à política britânica em relação a Moscou.
Nesta sexta-feira (13/8), a BBC não quis comentar. Por sua vez, a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, confirmou a notícia com algum sarcasmo numa mensagem publicada na rede Telegram, na qual considerou que cabe aos meios de comunicação britânicos se manifestar sobre o assunto. "Não sejam tímidos", escreveu ela.
"Recentemente, representantes da BBC visitaram o Ministério das Relações Exteriores, e lá tudo foi explicado a eles, para que pudessem contar", comentou.
A porta-voz também destacou que a Rússia havia denunciado no passado, sem sucesso, a "humilhação com vistos que Londres inflige a correspondentes russos destacados no Reino Unido".
Sem identificar a fonte, a rede Rossiya 24 explicou na quinta que o visto da jornalista britânica expira no dia 31 de agosto, e que não seria renovado por decisão das autoridades, medida que o apresentador qualificou de "simétrica" à suposta pressão da mídia britânica sobre a Rússia.
"É uma expulsão que faz história", comentou o jornalista da rede de notícias russa.
As autoridades russas continuam a criticar publicamente o conteúdo da mídia ocidental sobre a Rússia, frequentemente denunciando artigos considerados russofóbicos. No entanto, as expulsões de jornalistas permaneceram raras.
Saiba Mais
- Economia Ibovespa abre em alta, mas cautela com cenário doméstico volta a impor perdas
- Mundo Escalada militar e crise humanitária na província síria de Deraa
- Direito e Justiça TRF5 derruba liminar do CE que exigia teste ou vacinação completa
- Economia Alta em energia e gás traz inflação maior para mais pobres ante mais ricos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.