Uma explosão matou oito membros das forças de segurança iraquianas nesta quarta-feira (11/8), durante uma operação de remoção de minas do Estado Islâmico (EI) no norte do país - anunciou uma fonte oficial.
Um especialista em bombas preparava uma carga explosiva para detonar um artefato "jihadista" na província de Saladino, "quando um erro causou uma explosão", relatou a mesma fonte.
A detonação provocou a morte de seis soldados e de dois policiais dedicados à proteção dos campos de petróleo.
A região onde se deu a explosão concentra algumas das mais importantes refinarias de petróleo do Iraque. Esta província caiu nas mãos do Daesh (acrônimo em árabe para EI) em 2014, mas o Exército iraquiano conseguiu reconquistá-la em 2016.
Bagdá anunciou sua vitória contra o grupo EI em 2017. Embora os ataques destes extremistas tenham-se tornado mais raros, as tropas do governo seguem, no entanto, a combater células do EI em zonas montanhosas e no deserto.
Os "jihadistas" continuam lançando operações mortais, sobretudo, à noite e em áreas remotas.
Em 19 de julho, um ataque reivindicado pelo EI no mercado do bairro xiita de Sadr City, em Bagdá, deixou mais de 30 mortos.
Saiba Mais
- Mundo Opositor russo Navalny é acusado de novo crime que pode prolongar sua prisão
- Política Jailton Batista diz que empresa pagou anúncio sem ter feito estudo sobre eficácia da ivermectina
- Cidades DF Ibaneis promete construção de creche e centro de ensino no Paranoá Parque
- Mundo China proibirá músicas de karaokê que ameacem a 'segurança nacional'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.