Um incêndio florestal que alcançou áreas habitadas próximas a uma zona turística no sul da Turquia deixou pelo menos três mortos e levou à evacuação de dezenas de localidades e bairros - informou a imprensa turca nesta quinta-feira (29).
O fogo começou na quarta-feira (28) em um bosque de Manavgat, na província de Antalya, e rapidamente se espalhou para zonas habitadas por causa do forte vento. Arrasou casa, campos, estufas e estábulos.
Pelo menos três pessoas morreram por causa do incêndio. Uma das vítimas é uma senhora de 82 anos, que morava sozinha. Ela não conseguiu abandonar sua casa, que foi devorada pelas chamas.
Diante do avanço das chamas, que chegou à localidade vizinha de Akseki, as autoridades evacuaram 18 municípios e distritos.
Pelo menos 122 pessoas foram hospitalizadas. A maioria foi afetada pela fumaça, e três tiveram queimaduras.
Dez pessoas que haviam ficado presas em um barco em um lago cercado pelas chamas foram auxiliadas nesta quinta-feira por equipes de resgate.
"Vai ser dado todo apoio necessário aos nossos cidadãos que sofreram o incêndio", declarou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que prometeu abrir uma investigação.
Os lugares turísticos estão fora de perigo, segundo o prefeito da localidade de Antalya, Muhuttin Bocek, citado pela agência de notícias estatal Anadolu.
"O fato de o incêndio ter começado a partir de quatro pontos distintos nos faz pensar que se trata de um incêndio criminoso. Mas, no momento, não temos informação clara sobre o tema", afirmou Bocek.