Olimpíadas

Medalhistas ganham prêmio extra: 30 segundos sem máscara anticovid

A orientação geral para os atletas é usar a máscara todo tempo, salvo quando estão treinando, competindo, comendo, bebendo, ou dormindo. Além disso, são submetidos a testes diários de covid-19

Os atletas olímpicos têm um novo incentivo para ganhar uma medalha, depois que os organizadores anunciaram que poderão remover a máscara por 30 segundos para tirar uma foto no pódio.

Ainda assim, os medalhistas olímpicos são estimulados a não abusarem da flexibilização das normas dos Jogos de Tóquio, marcados por rígidas medidas contra covid-19.

"A ideia é dar aos atletas que estão competindo a possibilidade de tirar a máscara por 30 segundos, posando, assim, para as fotos no pódio", afirmou o porta-voz do Comitê Olímpico Internacional (COI), Mark Adams, nesta segunda-feira (26/7).

"Acho que todos vão apreciar isso (...) o risco é muito, muito baixo (...)", acrescentou.

A orientação geral para os atletas é usar a máscara todo tempo, salvo quando estão treinando, competindo, comendo, bebendo, ou dormindo. Além disso, são submetidos a testes diários de covid-19.

Agora, no pódio, pede-se a eles que removam brevemente suas máscaras para os fotógrafos.

Adams insistiu em que os atletas não devem abusar das regras, devendo manter a máscara, a menos que recebam instruções para tirá-las.

"Estamos fazendo um grande esforço diário para lembrar a todos que devem manter suas máscaras", garantiu.

Até agora, neste mês, 153 pessoas relacionadas aos Jogos testaram positivo para covid-19. Cerca de 85% dos atletas estão vacinados, segundo o COI.

Saiba Mais