Devido ao aumento de casos pela pandemia de coronavírus, o governo japonês prevê declarar um novo estado de emergência em Tóquio, que se estenderá inicialmente por todo o período dos Jogos Olímpicos, que começam em duas semanas na capital, informou a mídia local nesta quarta-feira (7/7).
"O governo decidiu declarar um quarto estado de emergência em Tóquio e comunicou sua decisão" à coalizão no poder no país, informou a rede de televisão pública NHK.
O estado de emergência estará em vigor até 22 de agosto, segundo a mídia, enquanto os Jogos de Tóquio serão disputados de 23 de julho a 8 de agosto.
Esse será o quarto estado de emergência decretado no Japão desde o início da pandemia.
Segundo a agência Kyodo, que cita um alto responsável do governo, é provável que os Jogos Olímpicos sejam disputados a portas fechadas.
Em março, os organizadores tomaram a decisão inédita de impedir a chegada de espectadores do exterior. Em junho, autorizaram a presença de espectadores locais, mas com 50% da capacidade da sede e um máximo de 10.000 pessoas.
Recentemente, alertaram sobre a possibilidade de a disputa ocorrer a portas fechadas, enquanto a situação sanitária se agrava novamente no Japão.