Os escritórios das Nações Unidas foram atacados nesta sexta-feira (30/7) em Herat, a grande cidade do oeste do Afeganistão, em torno da qual talibãs e forças do governo se enfrentam - informou a missão da ONU neste país, condenando a ofensiva.
"Este ataque contra a entrada de um edifício das Nações Unidas, claramente identificado, foi levado a cabo por elementos antigovernamentais", declarou a missão (UNAMA).
Um policial morreu, e vários ficaram feridos, informou a mesma fonte. Nenhum funcionário da ONU foi atingido.
A entrada do complexo foi alvo de disparos de lança-foguetes e de outras armas, relatou a UNAMA.
A área onde o prédio está localizado era palco de confrontos entre talibãs e as forças do governo nesta sexta, segundo a missão da ONU.
"Este ataque às Nações Unidas é lamentável, e nós o condenamos nos mais duros termos", disse a representante especial do secretário-geral da ONU no Afeganistão e chefe da UNAMA, Deborah Lyons, citada no comunicado.
"Aqueles que cometeram este ataque devem ser identificados e responsabilizados", acrescentou.
O direito internacional proíbe ataques contra pessoal civil e contra prédios da ONU. Sua ocorrência pode ser equiparada a crimes de guerra, lembrou a UNAMA, que homenageou os guardas afegãos que defenderam o complexo.
Nesta sexta-feira, muitos habitantes fugiam dos arredores de Herat, devido aos combates entre tropas do governo e talibãs, que se aproximam desta cidade. Com cerca de 600.000 habitantes, Herat é a terceira mais populosa do país.
Saiba Mais
- Brasil Adolescente com deficiência entra para grupo prioritário de vacinação
- Mundo Críticas ao Reino Unido pelas 'condições escandalosas' de acolhida de migrantes
- Blogs Redirect Djokovic, Osaka, Riner, Biles, Medina, Dream Team: semana da Olimpíada cancela favoritaços - Blog Drible de Corpo
- Mundo Covid-19: China enfrenta pior surto da doença desde o aparecimento do coronavírus em Wuhan
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.