O operador chinês China General Nuclear Power Group (CGN) anunciou, nesta sexta-feira (30/7), o fechamento "para manutenção" da central nuclear EPR de Taishan na China, que teve uma falha há um mês e meio, aumentando o medo de um vazamento de radiotividade.
"Depois de conversas entre as equipes técnicas francesa e chinesa, a Usina de Energia Nuclear de Taishan (...) decidiu fechar a unidade 1 para manutenção", afirmou o CGN em um comunicado.
A empresa nuclear francesa Framatome anunciou, no mês passado, um "inconveniente de funcionamento" da usina, depois que a emissora de notícias americana CNN informou sobre um possível vazamento radioativo.
Porém, Framatome informou depois que a usina estava "em seu domínio de funcionamento e de segurança autorizado".
A usina de Taishan, lançada em 2018, foi a primeira em todo o mundo a operar um reator nuclear EPR de última geração, um projeto com água pressurizada que tem sofrido anos atraso em projetos europeus semelhantes no Reino Unido, França e Finlândia.
Saiba Mais
- Mundo Chega aos Estados Unidos 1º voo com colaboradores afegãos das tropas americanas
- Mundo Cidadão de HK é condenado a nove anos de prisão sob lei de segurança nacional
- Esportes Maria Suelen sofre lesão no joelho e será submetida a cirurgia no Brasil
- Mundo Caos e colapso sanitário dominam Mianmar seis meses após golpe
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.