Os viajantes completamente vacinados que chegarem à Inglaterra procedentes dos Estados Unidos e da União Europeia (UE), à exceção da França, ficarão isentos da obrigatoriedade de cumprir quarentena - anunciou o governo britânico nesta quarta-feira (28).
Reivindicada pelo setor de turismo, a medida entrará em vigor a partir da madrugada de segunda-feira (2), afirmou o ministro dos Transportes, Grant Shapps, no Twitter.
Para os países classificados na cor "laranja", a grande maioria dos destinos turísticos, como UE e EUA, o Reino Unido impõe uma quarentena de pelo menos cinco dias aos viajantes, além da obrigação de fazerem testes de covid-19.
Os viajantes vacinados pelo serviço de saúde britânico já havia sido liberados da quarentena, mas não os imunizados no exterior. A distinção causou mal-estar entre os britânicos expatriados diante das complicações criadas para que voltassem para casa.
A partir de agora, a Inglaterra aplicará a mesma medida às pessoas vacinadas na União Europeia, ou nos Estados Unidos, para as chegadas procedentes dos países da lista "laranja". A exceção será a França, devido à presença da variante Beta.
"Regras diferentes continuarão a ser aplicadas às chegadas da França", disse o Ministério em um comunicado.
Os viajantes vacinados em território americano deverão provar que são residentes nos Estados Unidos.
Um teste de PCR será obrigatório dois dias após a chegada.
Essas medidas também não se aplicam a países e regiões classificados como "vermelhos" por Londres (como Índia, Emirados Árabes Unidos e América do Sul). Destes, apenas residentes do Reino Unido estão autorizados a retornar, desde que cumpram quarentena em hotéis reservados para isso. As despesas de hospedagem ficam por conta de cada um.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.