Pandemia

Ministro da Saúde britânico pede desculpas por tuíte 'infeliz' sobre covid-19

Sajid Javid foi criticado por dizer que "aprendemos a conviver com esse vírus"

Agência France-Presse
postado em 25/07/2021 12:33
 (crédito: Tolga Akmen / AFP)
(crédito: Tolga Akmen / AFP)

Londres, Reino Unido - O ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, se desculpou neste domingo (25/7) após sugerir que o país não deveria "se acovardar" diante do coronavírus, em um tuíte que gerou indignação.

Uma semana depois de anunciar que contraiu o vírus, Sajid Javid escreveu no Twitter no sábado que estava "completamente curado". Seus sintomas foram "muito leves, graças às incríveis vacinas", acrescentou o ministro, que havia recebido duas doses.

"Por favor, se ainda não o fez, vacine-se, pois aprendemos a conviver com esse vírus, ao invés de nos acovardarmos", acrescentou.

Este comentário provocou reações de associações de vítimas e deputados, especialmente da oposição, que o consideram um insulto aos mais vulneráveis e aos sacrifícios da população durante os três confinamentos.

O Reino Unido, com 129 mil mortes, é um dos países mais afetados na Europa pela covid-19.

Javid deletou o tuíte polêmico e em uma nova mensagem reconheceu uma "escolha infeliz" em suas palavras e apresentou um pedido de desculpas "sincero". "Como muitos, perdi entes queridos para este vírus terrível e nunca minimizaria seu impacto", disse ele. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação