Pequim afirmou, nesta quarta-feira (21/7), que a cooperação climática com Washington dependerá da evolução das relações entre ambos os países, depois que o enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, pediu à China para acelerar a redução de suas emissões.
As tensões entre China e Estados Unidos aumentaram nos últimos meses devido às críticas cruzadas sobre o respeito aos direitos humanos e sobre a gestão inicial da pandemia de coronavírus.
Combater a mudança climática faz parte dos vários problemas que os dois países concordaram em tratar juntos.
No entanto, depois que Kerry pediu na segunda-feira (19/7) a Pequim para agir mais rápido contra a mudança climática, o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Zhao Lijian, alertou que a cooperação na mudança climática poderia ser afetada pela deterioração das relações entre os dois países.
"Quero enfatizar que a cooperação entre China e Estados Unidos em áreas específicas está vinculada estreitamente à saúde das relações chinesas-americanas", afirmou Zhao Lijian nesta quarta-feira.
Recentemente, Washington irritou a China publicando uma advertência sobre os riscos crescentes para as empresas em Hong Kong devido às restrições impostas pela China. Pouco antes, o Senado americano votou a proibição da importação de produtos da região chinesa de Xinjiang, após denúncias de trabalho forçado da comunidade muçulmana uigur.
Saiba Mais
- Cidades DF Macaco-prego fêmea morre atropelada em via do DF e macho fica rodeando corpo
- Economia Índice de confiança da indústria cresce 0,2 ponto em julho
- Economia Recuperação externa alivia Ibovespa; político e cepa da covid-19 ficam no foco
- Mundo Papa se reunirá com ultraconservador Orban em viagem a Hungria e Eslováquia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.