Aumento de casos

Tóquio planeja quarto estado de emergência mesmo em período dos Jogos Olímpicos

Existe a possibilidade da disputa ocorrer com as portas fechadas, enquanto a situação sanitária não for resolvida no Japão

Agência France-Presse
postado em 07/07/2021 10:51 / atualizado em 07/07/2021 10:51
 (crédito: CHARLY TRIBALLEAU / AFP)
(crédito: CHARLY TRIBALLEAU / AFP)

Devido ao aumento de casos pela pandemia de coronavírus, o governo japonês prevê declarar um novo estado de emergência em Tóquio, que se estenderá inicialmente por todo o período dos Jogos Olímpicos, que começam em duas semanas na capital, informou a mídia local nesta quarta-feira (7/7).

"O governo decidiu declarar um quarto estado de emergência em Tóquio e comunicou sua decisão" à coalizão no poder no país, informou a rede de televisão pública NHK.

O estado de emergência estará em vigor até 22 de agosto, segundo a mídia, enquanto os Jogos de Tóquio serão disputados de 23 de julho a 8 de agosto.

Esse será o quarto estado de emergência decretado no Japão desde o início da pandemia.

Segundo a agência Kyodo, que cita um alto responsável do governo, é provável que os Jogos Olímpicos sejam disputados a portas fechadas.

Em março, os organizadores tomaram a decisão inédita de impedir a chegada de espectadores do exterior. Em junho, autorizaram a presença de espectadores locais, mas com 50% da capacidade da sede e um máximo de 10.000 pessoas.

Recentemente, alertaram sobre a possibilidade de a disputa ocorrer a portas fechadas, enquanto a situação sanitária se agrava novamente no Japão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação