Veículo Elétrico

Nissan construirá fábrica de baterias no Reino Unido e lançará novo carro

A fábrica funcionará com energia renovável e permitirá equipar 100.000 automóveis elétricos do grupo por ano

Agência France-Presse
postado em 01/07/2021 08:27 / atualizado em 01/07/2021 08:27
 (crédito: CHARLY TRIBALLEAU)
(crédito: CHARLY TRIBALLEAU)

A montadora japonesa Nissan anunciou nesta quinta-feira (1/7) que construirá uma grande fábrica de baterias no Reino Unido, ao lado de sua unidade em Sunderland, norte do país, onde produzirá um novo veículo elétrico.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, chamou de "grande voto de confiança no Reino Unido" o investimento pós-Brexit, que representa um bilhão de libras (1,4 bilhão de dólares), na maior fábrica europeia da Nissan, que deve gerar 6.200 empregos.

A fornecedora de baterias da Nissan, a empresa chinesa Envision AESC, investirá 450 milhões de libras (620 milhões de dólares) na fábrica, que funcionará com energia renovável e permitirá equipar 100.000 automóveis elétricos do grupo por ano.

A Nissan pretende investir até 423 milhões de libras (585 milhões de dólares) na fabricação do veículo totalmente elétrico e o município de Sunderland completará o valor restante.

"É um dia histórico para a Nissan, para os nossos sócios, para o Reino Unido e a indústria do automóvel", afirmou o diretor de operações da Nissan, Ashwani Gupta, ao anunciar o projeto.

A Nissan havia alertado que um Brexit sem acordo ameaçaria sua fábrica de Sunderland, inaugurada há 35 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação