Mais de 80 milhões nas Américas já foram vacinados contra a covid, diz Opas

"Esperamos que mais de 20 milhões de doses sejam entregues pelos Estados Unidos aos países da região nos próximos dias"

Nos países das Américas, mais de 80 milhões de pessoas estão vacinadas contra a covid-19, de acordo com a diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne. Mais de 13 países da região deram início à campanha de vacinação até o momento, informou a diretora em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 30.
"Esperamos que mais de 20 milhões de doses sejam entregues pelos Estados Unidos aos países da região nos próximos dias", disse Ettiene, referindo-se ao volume adquirido através da iniciativa global Covax. As doses devem alcançar 31 países das Américas, sendo 6 milhões delas destinadas especialmente para mais de 15 países na América do Sul e Central, incluindo Brasil, de acordo com a diretora.
Garantir o acesso a vacinas continua sendo uma das prioridades da Opas no combate à pandemia em países americanos. Segundo Etienne, 1,1 milhão de casos da covid-19 e 32 mil mortes foram registradas na região na semana passada. "As infecções continuam aumentando em países como Colômbia, Brasil, Bolívia e Uruguai."
A diretora reforçou a importância da atuação de sistemas de vigilância nas Américas e lembrou que problemas distintos surgirão em cada ponta do continente por conta das estações. No Norte, o verão é marcado pela temporada de furacões, que chega em meio ao agravamento de surtos. Enquanto no Sul, o inverno pode ser um fator agravante, diz a diretora.
Variante Lambda
Em relação à nova variante Lambda, identificada pela primeira vez no Peru, o assessor regional para Doenças Virais da Opas, Jairo Mendez Rico, disse ainda faltar documentos para compará-la com outras cepas.
A Lambda foi identificada em oito países da América Latina e Caribe até o momento, segundo o assessor. "A ocorrência da lambda tem sido esporádica", afirmou.
A exceção é o Peru, onde a nova variante foi responsável por 82% dos casos entre maio e junho, de acordo com Rico.