O homem mais velho do mundo é um porto-riquenho de 112 anos e 326 dias, Emilio Flores Márquez, anunciou nesta quarta-feira (30) em Londres o Guinness World Records.
Nascido em 8 de agosto de 1908 na localidade de Carolina, ao leste de San Juan de Porto Rico, Flores Márquez, chamado pela família de "Don Millo", é o segundo dos 11 filhos de Alberto Flores Meléndez e Margarita Márquez García.
Ele frequentou a escola por apenas três anos e abandonou os estudos para ajudar o pai na plantação de cana-de-açúcar da família. Dedicou toda a vida à agricultura.
Como o homem mais velho entre os filhos da família, ele ficou responsável pelo trabalho e por cuidar dos nove irmãos e irmãs vivos.
O segredo da longevidade? "Meu pai me criou com amor e me ensinou amar a todos", explicou. "Sempre nos dizia para fazer o bem, para compartilhar tudo com os outros. Além disso, Cristo vive em mim", completou.
Flores teve quatro filhos - dois faleceram - com a esposa Andrea Pérez de Flores, que morreu em 2010 após 75 anos de casamento.
Ele tem cinco netos e cinco bisnetos.
Don Millo tem surdez e usa marca-passo desde os 101 anos. Atualmente mora em Rio Piedras, sob os cuidados dos filhos Tirsa e "Millito".
O homem mais velho do mundo reconhecido pelo Guinness anteriormente era o romeno Dumitru Comanescu, que faleceu em 27 de junho de 2020, quando tinha 111 anos e 219 dias.
A mulher mais velha atualmente é Kane Tanaka, de 117 anos, que vive no Japão.
O recorde de longevidade humana reconhecia pertence à francesa Jeanne Louise Calment, que viveu 122 anos e 164 dias. Ela morreu em 1997.
Entre os homens, o japonês Jiroemon Kimura é considerado o mais longevo. Ele faleceu pouco depois de completar 116 anos, em junho de 2003.
© Agence France-Presse
Saiba Mais
- Mundo Junta militar birmanesa liberta mais de 2.000 presos em protestos
- Mundo Onda de calor histórica no Canadá deixa dezenas de mortos
- Mundo Irmãs tatuam mensagem emocionante deixada pelo pai antes de morrer por covid-19
- Mundo Mais de 80 milhões nas Américas já foram vacinados contra a covid, diz Opas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.