A produção mundial de plástico registrou leve queda de 0,3% em 2020 devido à pandemia de coronavírus, um fenômeno que só aconteceu três vezes desde a Segunda Guerra Mundial, anunciou nesta quinta-feira (10/6) a PlasticsEurope, associação europeia de produtores de plástico.
O planeta produziu "367 milhões de toneladas de plástico em 2020, contra 368 milhões de toneladas em 2019", afirmou à AFP Eric Quenet, diretor da PlasticsEurope.
O mundo registrou dois retrocessos em sua produção de plástico desde o fim da Segunda Guerra Mundial: em 1973, com a crise do petróleo, e em 2008, com a crise das subprimes.
Na Europa, a queda foi de 5,1%.
O setor automobilístico, que registrou importantes interrupções em sua produção devido à crise de saúde, reduziu o consumo de plástico em 18,1% na Europa.
A tendência foi diferente na China, onde a produção de plástico aumentou 1% em 2020.
A China fabricava 25% do plástico mundial em 2010 e é responsável atualmente por um terço, depois que dobrou sua produção entre 2010 e 2020, quando produziu 117 milhões de toneladas.
O país exporta PVC para a construção e outros plásticos, mas continua importando plástico para a indústria automobilística.
A Europa, que produzia 21% do plástico mundial em 2010, é responsável atualmente por 15%, ou seja, 55 milhões de toneladas.
Saiba Mais
- Política Governador do Amazonas, Wilson Lima, decide não ir à CPI da Covid
- Mundo A cidade asiática obcecada com a limpeza
- Economia Na contramão do PIB, renda do brasileiro cai 10% com inflação em alta e desemprego recorde
- Economia Bitcoin: quem é quem na 'guerra' das criptomoedas (e como isso pode te afetar)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.