Pequim

China acusa EUA de "delírio paranoico" por lei de contra-ataque de peso econômico

Os partidos americanos superaram as divisões e apoiaram um plano que destina mais de 170 bilhões de dólares para pesquisa e desenvolvimento

Agência France-Presse
postado em 09/06/2021 08:54 / atualizado em 09/06/2021 08:55
 (crédito: Nahima Maciel/CB/D.A Press)
(crédito: Nahima Maciel/CB/D.A Press)

A China acusou nesta quarta-feira (9/6) o governo dos Estados Unidos de "delírio paranoico" após a aprovação pelo Senado americano de um projeto de lei de política industrial destinada a contra-atacar a crescente ameaça econômica de Pequim.

A Comissão de Relações Exteriores do principal órgão legislativo chinês considerou o projeto de lei uma tentativa de interferir nos assuntos internos do país e privá-lo de seu "legítimo direito ao desenvolvimento por meio da tecnologia".

Os partidos americanos superaram as divisões e apoiaram na terça-feira (8/6) um plano que destina mais de 170 bilhões de dólares para pesquisa e desenvolvimento, em um momento de preocupação crescente com a concorrência da China.

Mas a Comissão das Relações Exteriores da Assembleia Popular Nacional da China afirmou que o projeto está "repleto de mentalidade da Guerra Fria e preconceitos ideológicos".

"O projeto de lei mostra que o delírio paranoico do egoísmo distorceu a intenção original da inovação e concorrência", afirmou a Comissão, de acordo com a agência oficial de notícias Xinhua.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação