Certificado de Saúde

EUA estuda adoção de passaporte de vacinação para viagens internacionais

Em abril, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que "não haverá nenhuma exigência federal que obrigue todos a obterem um certificado de vacinação único"

Agência France-Presse
postado em 28/05/2021 14:00 / atualizado em 28/05/2021 14:00
 (crédito: CHIP SOMODEVILLA)
(crédito: CHIP SOMODEVILLA)

Os Estados Unidos consideram adotar um passaporte de vacinação para viagens internacionais - informou o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, nesta sexta-feira (28/5).

"Estamos estudando muito detidamente" a ideia de um passaporte especial para americanos vacinados contra a covid-19 que viajam de e para o exterior, disse ele ao canal de televisão ABC.

O governo do presidente Joe Biden quer "se assegurar de que os passaportes que forem oferecidos para a vacinação estejam disponíveis para todos e que ninguém fique de fora", frisou Mayorkas, cujo departamento é responsável pela Administração de Segurança nos Transportes (TSA, ma sigla em inglês).

A União Europeia está preparando o lançamento de um certificado de saúde para junho, e vários países do bloco pretendem criar um similar em nível nacional.

A ideia está causando polêmica nos Estados Unidos, onde alguns estados, como Nova York, têm seu próprio certificado, enquanto outros, como Flórida e Texas, recusam-se a implementá-lo, por considerarem que violaria os direitos fundamentais dos americanos.

Esta semana, uma congressista apoiadora do ex-presidente republicano Donald Trump gerou polêmica ao comparar o passaporte de vacinação com a estrela amarela, um símbolo da estigmatização nazista dos judeus.

Em abril, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que "não haverá nenhuma exigência federal que obrigue todos a obterem um certificado de vacinação único".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação