Crise Humanitária

Acnur pede que Europa encerre deportação ilegal de migrantes

Representantes da agência da ONU ainda pediram para que os países membros parem com a retórica "tóxica" sobre migração

Agência France-Presse
postado em 27/05/2021 17:11
 (crédito: DENIS CHARLET / AFP)
(crédito: DENIS CHARLET / AFP)

Bruxelas, Bélgica — A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) pediu nesta quinta-feira (27) aos países europeus que encerrem as "devoluções ilegais" de migrantes, que acontecem "ao longo das fronteiras externas da UE", e para que "evitem o discurso tóxico" sobre migração.

Em uma vídeoconferência com eurodeputados e representantes dos Estados-membros, o comissário Filippo Grandi também pediu a adoção de uma reforma da política de migração e asilo proposta pela Comissão Europeia, que gera fortes divergências entre os países do bloco.

Este Novo Pacto sobre Migração e Asilo prevê mecanismos complexos de solidariedade entre os países membros em caso de fluxo de migrantes e resgates no mar, de aceleração dos procedimentos para examinar as solicitações de asilo, e o retorno de pessoas em situação irregular.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação