Bruxelas, Bélgica — A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) pediu nesta quinta-feira (27) aos países europeus que encerrem as "devoluções ilegais" de migrantes, que acontecem "ao longo das fronteiras externas da UE", e para que "evitem o discurso tóxico" sobre migração.
Em uma vídeoconferência com eurodeputados e representantes dos Estados-membros, o comissário Filippo Grandi também pediu a adoção de uma reforma da política de migração e asilo proposta pela Comissão Europeia, que gera fortes divergências entre os países do bloco.
Este Novo Pacto sobre Migração e Asilo prevê mecanismos complexos de solidariedade entre os países membros em caso de fluxo de migrantes e resgates no mar, de aceleração dos procedimentos para examinar as solicitações de asilo, e o retorno de pessoas em situação irregular.
Saiba Mais
- Mundo Alpinista de Hong Kong bate o recorde de subida mais rápida do Everest
- Mundo Conselho da ONU investigará crimes em confronto entre Israel e Hamas em Gaza
- Mundo Rússia vai oferecer doses à Unicef para vacinar 110 milhões de pessoas
- Mundo Nova onda de covid-19 assola Uruguai, Argentina e Paraguai
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.