Katmandu, Nepal — A alpinista de Hong Kong, Tsang Yin-hung, bateu o recorde da subida mais rápida por uma mulher no Everest, chegando ao topo em menos de 26 horas, informou um responsável nepalês nesta quinta-feira (27).
Tsang, de 44 anos, escalou a montanha de 8.848 metros em um tempo recorde de 25 horas e 50 minutos, afirmou um oficial do campo de base do Everest, Gyanendra Shrestha.
"Ela abandonou o campo de base às 13h20 de sábado e chegou ao topo às 15h10 do dia seguinte", disse Shrestha à AFP.
Tsang deve apresentar sua solicitação para que o recorde seja apresentado aos responsáveis do Guinness World Records.
A mulher mais rápida a conquistar até agora o topo do Everest era a nepalesa Phunjo Jhangmu Lama, que investiu um tempo de 39 horas e seis minutos.
No total, o Nepal entregou 408 autorizações de escalada em 2021, um número muito maior que as pouco mais de 380 em 2019. A temporada de 2020 foi anulada por causa da pandemia de covid-19.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.