Fronteiras

Maduro pede à Colômbia coordenação na reabertura da fronteira com Venezuela

A Venezuela rompeu relações com a Colômbia em fevereiro de 2019, depois que Duque reconheceu o líder da oposição Juan Guaidó como o presidente em exercício da Venezuela, no lugar de Maduro

Agência France-Presse
postado em 24/05/2021 09:43 / atualizado em 24/05/2021 09:43
 (crédito: -)
(crédito: -)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu à Colômbia no domingo (23/5) que coordene a reabertura da fronteira comum, frente aos planos do governo de Iván Duque de reabri-la em 1º de junho, e advertiu que "nada unilateral vai funcionar".

"Para o bem se pode, com controles, abrir as fronteiras. Para o mal, nada", disse Maduro, que acusou Duque de buscar "perturbar a fronteira" para "desviar a atenção" dos protestos multitudinários que paralisam seu país.

"Estão falando em abrir a fronteira de maneira unilateral da Colômbia. Eu digo a eles: nada unilateral vai funcionar", declarou Maduro à televisão estatal.

O presidente socialista expressou preocupação com a pandemia da covid-19, motivo pelo qual propôs estabelecer "medidas de biossegurança" nas travessias.

Na última quarta-feira (19/5), a Colômbia reabriu as fronteiras terrestres, fluviais e marítimas, fechadas há mais de um ano devido à pandemia, exceto aquelas que compartilha com a Venezuela. Equador e Panam mantiveram restrições.

A Colômbia justificou a reabertura como forma de "avançar" na "reativação econômica" das zonas limítrofes.

O Ministério colombiano das Relações Exteriores anunciou, no Twitter, que as autoridades analisam "a possibilidade de abertura da fronteira com a Venezuela com o cumprimento de medidas especiais a partir de 1º de junho".

O setor de Migração relatou inspeções nas principais pontes internacionais.

A Venezuela rompeu relações com a Colômbia em fevereiro de 2019, depois que Duque reconheceu o líder da oposição Juan Guaidó como o presidente em exercício da Venezuela, no lugar de Maduro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação