A primeira mulher eleita para governar Samoa, Fiame Naomi Mata'afa, tomou posse como primeira-ministra nesta segunda-feira (24/5), em uma cerimônia improvisada nos jardins do Parlamento, depois que o atual chefe de Governo impediu seu acesso ao edifício.
O "juramento", que corre o risco de ser impugnado nos tribunais, aconteceu após seis semanas de batalha política e legal consecutiva à derrota de Tuilaepa Sailele Malielegaoi nas eleições de 9 de abril. Ele governou o país durante 22 anos.
Tuilaepa Sailele Malielegaoi perdeu a votação, mas se nega a deixar o cargo, o que provocou acusações de que está organizando um golpe constitucional.
Nova Zelândia e Austrália, países vizinhos, pediram calma e respeito ao estado de direito.
Samoa, país insular de quase 200.000 habitantes, conquistou a independência em 1962, depois de quase 50 anos como protetorado da Nova Zelândia.
O Partido para a Proteção dos Direitos Humanos de Malielegaoi está no poder desde 1982, exceto por um breve período de coalizão em 1986-87.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Gil do Vigor sai do 'BBB21' como astro da publicidade
- Política Vídeo: Repórter é hostilizado em ato pró-Bolsonaro e sai escoltado
- Política CPI critica aglomeração no Rio e reconvoca Queiroga e ex-ministro
- Diversão e Arte Juliette revela dificuldade com a fama: "meu psicológico não está 100%"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.