Tragédia

Aumenta para 13 o número de mortos em acidente de teleférico na Itália

Imagens dos bombeiros mostram os escombros da cabine em uma área arborizada cujo declive íngreme dificulta o acesso.

Agência France-Presse
postado em 23/05/2021 12:44 / atualizado em 23/05/2021 13:04
 (crédito: STACHE / AFP)
(crédito: STACHE / AFP)

A queda de uma cabine de teleférico em Stresa, estação balnear do lago Maior en Piamonte (norte), provocou neste domingo (23) a morte de 13 pessoas, segundo um balanço apresentado como definitivo pelos serviços de resgate.

"O saldo definitivo do trágico acidente é de 13 mortos e dois feridos graves, transportados por helicóptero a Turin", informaram os serviços de resgate.

Os dois feridos graves são duas crianças de nove e cinco anos.

Segundo o jornal Il Corriere della Sera, há turistas alemães entre as vítimas. A informação não foi confirmada por uma fonte oficial.

O primeiro-ministro Mario Draghi expressou em um comunicado sua "profunda dor".

O acidente ocorreu às 12h30 (07h30 no horário de Brasília) a 100 metros da última estação de altura do teleférico, segundo um comunicado do ministério de Infraestruturas. Pode ter acontecido pelo rompimento de um cabo, provocando a queda da cabine.

O ministro das Infraestruturas, Enrico Giovanni, anunciou a criação de uma comissão de investigação. "É um fato dramático que avaliamos com a maior atenção", disse.

O presidente da região piemontesa se declarou "devastado". "É uma tragédia enorme, que nos deixa sem fôlego", reagiu Alberto Cirio.

Imagens das autoridades mostram bombeiros e policiais em torno dos restos da cabine em uma área arborizada cujo declive íngreme dificulta o acesso.

O popular teleférico turístico conecta em 20 minutos a cidade de Stresa com o monte Mottarone, que culmina a quase 1.500 metros e oferece uma vista espetacular dos Alpes e do lago Maior.

- Fechado entre 2014 e 2016 -
O teleférico esteve fechado entre 2014 e 2016 para trabalhos de manutenção.

O Lago Maior, entre Suíça e Itália, é um dos destinos mais apreciados pelos turistas italianos e estrangeiros.

O presidente de Liguria, região vizinha de Piemonte, lamentou uma "tragédia absurda" ocorrida em um momento em que a Itália aproveita o desconfinamento, após meses de restrições sanitárias. "Um domingo de reabertura que deveria ser portador de esperanças", disse Giovanni Toti.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, expressou no Twitter, em uma mensagem em italiano, suas "mais sinceras condolências às famílias e aos amigos que perdiram entes queridos neste trágico acidente".

Vários acidentes letais de teleféricos ou gôndolas ocorreram nos últimos 50 anos na Europa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação