Pandemia

OMC espera progresso em negociações por quebra de patentes de vacinas

Dirigente da organização diz que os debates devem avançar até julho e apontou para a diversificação dos locais de produção das vacinas como outra medida eficaz para aumentar o ritmo da imunização

Agência Estado
postado em 21/05/2021 13:09
 (crédito: Francisco Seco/AFP/POOL)
(crédito: Francisco Seco/AFP/POOL)
A transferência de tecnologias por meio da quebra das patentes das vacinas é essencial para acelerar a imunização global contra a covid-19, afirmou a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, durante a Cúpula de Saúde do G-20. A dirigente disse esperar por "progresso nas negociações" pela quebra de patentes até julho.
A quebra de patentes, no entanto, não será suficiente para "resolver a lacuna" da distribuição dos imunizantes, disse Ngozi.
Ela apontou também a diversificação dos locais de produção das vacinas como outra medida eficaz para aumentar o ritmo da imunização em todo o mundo.
Segundo Ngozi, se a vacinação for acelerada, o comércio global de mercadorias pode crescer até 10% em 2021, ante expectativa de crescimento de 8% da OMC.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.