A França doará até o final de 2021 "ao menos 30 milhões de doses de diferentes vacinas" ao Covax, o mecanismo mundial de fornecimento de vacinas aos países pobres, anunciou nesta sexta-feira (21) o presidente francês, Emmanuel Macron.
"A França compartilhará ao menos 30 milhões de doses de diferentes vacinas até o final do ano para dizer não ao clientelismo, sim ao multilateralismo vacinal", disse Macron em um discurso em vídeo na Cúpula Mundial da Saúde do G20, reunido em Roma.
Macron também expressou sua disposição a apoiar o levantamento de patentes sobre vacinas, desde que a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitam um relatório conjunto em que o considerem necessário para acelerar a produção no mundo.
Atualmente, um terço da população dos países mais ricos já recebeu ao menos uma primeira dose, contra 0,2% nos países pobres, segundo o Covax. Por isso, a OMS pediu aos primeiros a solidariedade internacional antes da vacinação de crianças e adolescentes.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.