Manifestação

Milhares de colombianos vão às ruas em Madri para apoiar protestos

Muitos vestiam camisas de futebol com as cores da seleção nacional ou se embrulhavam na bandeira da Colômbia

Agência France-Presse
postado em 15/05/2021 18:41
 (crédito: GABRIEL BOUYS / AFP)
(crédito: GABRIEL BOUYS / AFP)

Madri, Espanha — Milhares de colombianos participaram de uma passeata em Madri, na Espanha, neste sábado (15) em apoio aos protestos antigoverno que abalaram o país nas últimas semanas, verificaram jornalistas da AFP.

Muitos vestiam camisas de futebol com as cores da seleção nacional ou se embrulhavam na bandeira da Colômbia.

Os colombianos caminharam pela Gran Vía, uma das principais ruas de Madrid, em clima festivo, mas determinado, entoando palavras de ordem e canções, acompanhados por uma percussão.

"Democracia/Paz Justa" e "Assassinatos, repressão, mais impostos, menos saúde na Colômbia, SOS!" foram alguns dos cartazes exibidos.

Inicialmente, os protestos na Colômbia eram contra uma reforma tributária, mas logo tomaram proporções maiores e violentas contra o governo e a crise causada pela pandemia, como em outros países da região.

Desde o início do movimento popular em 28 de abril, 42 pessoas foram mortas e cerca de 1.500 ficaram feridas, entre civis e policiais.

"Viemos para apoiar nosso povo porque o governo está o matando. Queremos um país seguro, queremos uma nova Colômbia com novos líderes", declararam à AFP Sara, 30, e Enrique, 46, que não quiseram dar seus sobrenomes por medo de retaliação.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação