Quito, Equador — O Equador, que permite a livre entrada da maioria dos migrantes, anunciou neste sábado (15) que ampliou de 29 para 34 a lista de países que precisam de visto, ao incluir o Haiti e outras quatro nações da África e da Ásia.
A norma, que entra em vigor a partir de segunda-feira, inclui a República do Congo, Mali, Costa do Marfim e Mianmar, informou a chancelaria em nota.
"A decisão responde a uma análise técnica realizada (...) em que se avaliou a evolução dos fluxos migratórios, os riscos de tráfico ilícito de migrantes, entre outros elementos", explicou.
A pasta indicou que informou as missões dessas nações junto à Organização das Nações Unidas (ONU) sobre sua decisão.
O Equador agora exige visto para viajantes de 34 países, entre eles Cuba, Egito, Filipinas, Índia, Iraque, Irã e Venezuela.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.