O biólogo chileno Humberto Maturana, um dos autores da teoria da autopoiese, morreu nesta quinta-feira (6/5) aos 92 anos, informou a Universidade do Chile, onde era professor.
Em mensagem no Twitter, a universidade confirmou "a lamentável partida de Humberto Maturana Romesín, professor da Faculdade de Ciências, cujo legado da biologia, da ciência e do pensamento reflexivo permeou todos os ramos do conhecimento".
Hoy, que lamentamos su partida, recordamos esa tarde de diciembre cuando más de mil personas conversaron sobre creatividad con Humberto Maturana, el Premio Nobel de Física Gerard 't Hooft y @anatijoux en el campus Juan Gómez Millas https://t.co/FvpW4mGzUu pic.twitter.com/eRBFOCFnox
— Universidad de Chile (@uchile) May 6, 2021
Maturana nasceu em 14 de setembro de 1928 e foi um dos intelectuais mais proeminentes do Chile.
Em 1994 recebeu o Prêmio Nacional de Ciências "pelo seu trabalho de investigação na área das Ciências Biológicas, nomeadamente no domínio da percepção visual em vertebrados e pelas suas abordagens acerca da teoria do conhecimento, com a qual estuda os temas da educação, comunicação e ecologia".
Com doutorado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e pós-doutorado no MIT do mesmo país, nos anos 1970 criou e desenvolveu, junto com o também biólogo chileno Francisco Varela, o conceito de autopoiese, que afirma que, ao contrário das máquinas, os organismos governam a si próprios.
A partir de seu centro de estudos e formação Matríztica, o biólogo concentrou seus estudos nos últimos anos "no desejo de mostrar como a ampliação da compreensão da natureza da vida e da linguagem nos permite compreender como o respeito mútuo e a honestidade são a base biológica-cultural da convivência democrática", conforme definido em seu site.
Saiba Mais
- Mundo Países fecham fronteiras com a Índia por aumento da covid-19
- Mundo Pescadores franceses deixam ilha de Jersey após protesto pós-Brexit
- Blogs Redirect Governo muda regra e permite que aposentados civis e militares ganhem acima do teto remuneratório – Blog do Servidor
- Mundo Após decisão dos EUA, mundo discute próximo passo sobre vacinação
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.