O principal representante diplomático das Filipinas insultou a China no Twitter, em um momento de crise pela presença de navios chineses no disputado Mar da China Meridional.
"China, minha amiga, como posso dizer de maneira educada? Deixe-me ver... o... cai fora, p****", tuitou o secretário das Relações Exteriores, Teodoro Locsin.
China, my friend, how politely can I put it? Let me see… O…GET THE FUCK OUT. What are you doing to our friendship? You. Not us. We’re trying. You. You’re like an ugly oaf forcing your attentions on a handsome guy who wants to be a friend; not to father a Chinese province … https://t.co/KTv1TOQvN7
— Teddy Locsin Jr. (@teddyboylocsin) May 3, 2021
A última disputa entre Manila e Pequim por estas águas ricas em recurso, que a China reivindica quase na totalidade, aconteceu em março, depois que centenas de embarcações chinesas foram observadas dentro da Zona Econômica Exclusiva das Filipinas.
A China rejeita os apelos das Filipinas para que retire os navios. A tensão se torna mais intensa à medida que Manila aumenta suas patrulhas marítimas na zona.
Locsin utiliza com frequência este tipo de linguagem no Twitter e defendeu sua tática ao afirmar que "a linguagem diplomática habitual não consegue nada".
O Departamento de Relações Exteriores das Filipinas acusa a Guarda Costeira da China de "ações beligerantes" contra os navios filipinos que participavam de exercícios marítimos perto do disputado Atol de Scarborough.
Controlado pela China, Scarborough é uma das áreas de pesca mais ricas da região e uma fonte de tensão entre os dois países, que têm reivindicações territoriais rivais.
Saiba Mais
- Blogs Redirect Pacote do GDF para gerar empregos prevê desoneração tributária - Capital S/A
- Cidades DF Segunda (3) é de tempo ensolarado e frio no DF
- Política Sindicatos rurais organizam atos pró-Bolsonaro e contra STF em 15 de maio
- Blogs Redirect Vagas da semana! Concursos abertos oferecem mais de 6.400 chances
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.