Nguyen Xuan Phuc, primeiro-ministro do Vietnã nos últimos cinco anos, tornou-se presidente, nesta segunda-feira (5/4), após sua eleição e posse na Assembleia Nacional.
Phuc, de 66 anos, apreciado por sua gestão da pandemia e por seu balanço econômico, obteve a maioria dos votos do Parlamento durante uma votação secreta.
O até agora primeiro-ministro era o único candidato à sucessão de Nguyen Phu Trong, de 76 anos. Em janeiro, este último foi reeleito secretário-geral do Partido Comunista e decidiu, então, deixar o cargo de presidente do Vietnã.
Embora a função do presidente seja, sobretudo, honorária, Phuc, como número dois na hierarquia do partido único a partir de agora, estaria em um "lugar ideal" para suceder a Trong, caso ele se retirasse, afirma Nguyen Khac Giang, especialista em política vietnamita da universidade neozelandesa Victoria.
O secretário-geral do Partido Comunista é o maior dirigente do regime vietnamita. O presidente do Vietnã é a segunda personalidade do Estado, à frente do premiê.
Também nesta segunda-feira (5/4), a Assembleia Nacional escolheu Phan Minh Chinh, de 62 anos e ex-vice-ministro de Segurança, como o novo primeiro-ministro.