Diplomacia

Rússia expulsa sete diplomatas europeus por sua "solidariedade" com a República Tcheca

A chancelaria russa acusa os países bálticos de seguir "uma linha abertamente hostil" com Moscou, demonstrando o que chamou de "pseudo-solidariedade" com Praga

Agência France-Presse
postado em 28/04/2021 09:36 / atualizado em 28/04/2021 09:36
 (crédito: AFP / Alexander NEMENOV)
(crédito: AFP / Alexander NEMENOV)

A Rússia anunciou nesta quarta-feira (28/4) a expulsão de sete diplomatas de quatro países da União Europeia (UE) que recentemente expulsaram diplomatas russos em solidariedade com a República Tcheca em um caso de espionagem.

Em dois comunicados, o ministério russo das Relações Exteriores informou que três diplomatas eslovacos, dois lituanos, um estoniano e um letão devem abandonar o país e criticou a "falsa solidariedade" com Praga.

Moscou informou a decisão aos embaixadores da Lituânia, Letônia e Eslováquia, assim como a um representante da missão diplomática estoniana.

A chancelaria russa acusa os países bálticos de seguir "uma linha abertamente hostil" com Moscou, demonstrando o que chamou de "pseudo-solidariedade" com Praga.

Moscou acusou ainda Bratislava de "falsa solidariedade com a campanha de provocações anti-Rússia da República Tcheca".

O governo tcheco culpou na semana passada o serviço secreto russos pela explosão em 2014 de um depósito de munições, que matou duas pessoas. Praga expulsou 18 diplomatas russos que apresentou como espiões.

Moscou respondeu com o pedido para que 20 diplomatas tchecos abandonassem seu território, enquanto Eslováquia, Romênia e os países bálticos anunciaram a expulsão de diplomatas russos em solidariedade com Praga.

O presidente russo, Vladimir Putin, denunciou na segunda-feira (26/4) como "absurdas" as recentes acusações da República Tcheca.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação