A Rússia anunciou nesta sexta-feira (23/4) que vai reduzir drasticamente o pessoal da embaixada tcheca em Moscou, em retaliação à expulsão de diplomatas russos por Praga em um contexto de crise entre os dois países.
A missão diplomática tcheca na capital russa vai perder 91 funcionários locais, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
"O comportamento irresponsável e provocador das autoridades tchecas prejudicou seu serviço diplomático", acrescentou a diplomacia russa.
A República Tcheca culpou Moscou na semana passada pela explosão de um depósito de munição em 2014, na qual duas pessoas morreram, e expulsou 18 diplomatas russos que apresentou como espiões.
Moscou respondeu pedindo a 20 diplomatas tchecos que deixassem seu território. Praga então anunciou sua intenção de limitar o número de diplomatas russos para que as duas missões tivessem o mesmo número de pessoas.
Segundo o governo tcheco, isso significa que a Rússia tem até 31 de maio para reduzir em 63 pessoas o número de diplomatas em Praga.
O pessoal das duas embaixadas será reduzido a apenas sete diplomatas, 25 funcionários técnicos e administrativos e 19 funcionários locais cada, disse a diplomacia russa nesta sexta-feira (23/4).
No total, segundo Moscou, 35 diplomatas russos terão de deixar Praga, enquanto 16 diplomatas tchecos farão o inverso. Vários países europeus anunciaram expulsões em solidariedade à República Tcheca.
A Eslováquia o fez na quinta-feira (22/4) e os três países bálticos anunciaram na sexta-feira a expulsão de quatro diplomatas russos no total.
Saiba Mais
- Cidades DF Apostador do Lago Norte ganha R$ 12,7 mil na Quina desta quinta (23/4)
- Economia Relator de MP diz que golden share da Eletrobras é boa proposta a ser mantida
- Mundo Áustria anuncia reabertura geral em meados de maio
- Educação básica Educação sofre o maior corte em orçamento anual sancionado por Bolsonaro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.