Um russo, preso na Alemanha desde janeiro, é suspeito de ter planejado o assassinato de um opositor checheno residente no país, anunciou a Procuradoria federal alemã nesta sexta-feira (16/4).
A ordem de execução "foi dada no entorno do governo" checheno e a Rússia teria recebido instruções "concretas" para realizar a missão, afirmou a Procuradoria de Karlsruhe (sudoeste) em um comunicado.
Apresentado como Valid D., o indivíduo foi preso em 1º de janeiro em Schwerin, no nordeste da Alemanha, e está detido desde então.
A Justiça suspeita que ele "preparou uma ação grave e violenta que coloca em risco o Estado e que violou a lei sobre as armas", segundo o comunicado da Procuradoria.
O suspeito teria ajudado a pessoa encarregada de assassinar o opositor checheno a entrar de forma irregular na Alemanha e também teria encontrado a arma para cometer o crime. O suspeito teria também espionado a vítima.
O assassinato aconteceu à luz do dia e Moscou sempre negou envolvimento.
Saiba Mais
- Brasil Ministério da Saúde recomenda adiar gravidez devido a pico da covid-19
- Economia Preço da gasolina fica estável na primeira quinzena de abril, diz Vale Card
- Política Supremo começa a julgar decretos de Bolsonaro que ampliam acesso a armas
- Economia Pandemia, juro baixo e dólar caro fazem disparar as vendas de imóveis de luxo
- Mundo Maior produtor de vacinas pede a Biden fim do embargo de exportação de matérias-primas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.