O secretário de Estado americano, Antony Blinken, chegou nesta quinta-feira (15/4) ao Afeganistão para uma visita surpresa, durante a qual apresentará o plano do governo Joe Biden de retirada de todas as tropas do país até 11 de setembro, quando os atentados de 2001 completam 20 anos.
Blinken deve se reunir com o presidente afegão, Ashraf Ghani, e com os comandantes americanos no Afeganistão para debater o anúncio do presidente Joe Biden, feito na quarta-feira, de que chegou o momento de "acabar com a guerra mais longa dos Estados Unidos", que começou pouco depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.
A saída americana acontecerá vários meses depois da data limite de 1º de maio estabelecida pelo acordo do ex-presidente Donald Trump com os talibãs em fevereiro de 2020.
Ao mesmo tempo, as negociações entre Cabul e os insurgentes continuam paralisadas e não há indícios de redução da violência.
Muitos analistas acreditam que a retirada pode levar o país a uma nova guerra civil ou permitir o retorno ao poder dos talibãs, que foram derrubados no fim 2001.
A retirada dos 2.500 soldados americanos que permanecem no país começará no dia 1 de maio, ao lado da saída dos soldados da Otan. A missão 'Resolute Support' (Apoio Resoluto) da Aliança Atlântica tem 9.600 soldados de 36 países.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.