O secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou nesta quarta-feira (14/4) em Bruxelas que chegou o momento de retirar as tropas da Otan do Afeganistão e que Washington trabalhará em uma saída "coordenada" com seus aliados.
"Juntos, alcançamos os objetivos que planejamos alcançar e agora é hora de trazer nossas forças para casa", disse Blinken.
"Vamos trabalhar em conjunto nas próximas semanas e meses em uma retirada segura, decidida e coordenada", completou.
O chefe da diplomacia americana fez as declarações ao chegar à sede da Otan para um encontro com o secretário-geral da aliança militar do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg.
Blinken observou que embora a Otan pretenda aprofundar as discussões sobre a retirada das tropas, "nosso compromisso com o Afeganistão e seu futuro permanecerá".
Stoltenberg saudou a "oportunidade de coordenar e fazer consultas com todos os aliados, para um acordo sobre nossa presença futura no Afeganistão".
Nesta quarta-feira, Blinken e os ministros das Relações Exteriores do Reino Unido, França e Alemanha devem conversar sobre a presença das tropas da Otan no Afeganistão.
Na terça-feira (13/4), o governo dos Estados Unidos anunciou a decisão de retirar todas as tropass do Afeganistão até 11 de setembro.
O presidente Joe Biden pretende fazer o anúncio oficial da decisão nesta quarta-feira.
A Otan se uniria aos Estado Unidos e retiraria as tropas em setembro, afirmou a ministra alemã da Defesa, Annegret Kramp-Karrenbauer.
O mesmo seria feito pelo Reino Unido, informou o jornal britânico The Times.
O governo do ex-presidente Donald Trump alcançou um acordo com os talibãs que previa a retirada completa das tropas até 1 de maio.
O ministério das Relações Exteriores anunciou na terça-feira que o país, Catar e ONU organizarão uma conferência de alto nível em Istambul de 24 de abril a 4 de maio, para discutir um caminho para a paz no Afeganistão.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.