O chefe da agência espacial russa, Dmitry Rogozin, insultou a diplomacia americana por não mencionar Yuri Gagarin nas mensagens transmitidas por ocasião dos 60 anos do envio do primeiro homem ao espaço.
Na segunda-feira (13/4), o Departamento de Estado americano relembrou o Dia Internacional dos Voos Espaciais Tripulados, que é comemorado a cada 12 de abril. Para a data, divulgou mensagens em russo e em inglês que não mencionam Gagarin, o primeiro homem a viajar ao espaço, em 1961.
"Bastardos! As superpotências não se comportam assim", tuitou Dmitry Rogozine, chefe da Roscosmos, um nacionalista russo acostumado a comentários inflamados, na noite de segunda-feira.
A Rússia celebrou com imenso orgulho o 60º aniversário do voo de Gagarin, objeto de culto popular e símbolo de uma importante vitória de Moscou sobre o rival americano.
Na ocasião, Vladimir Putin considerou que a Rússia deveria continuar sendo uma grande potência "nuclear e espacial", em um momento em que a indústria espacial nacional enfrenta dificuldades.
No ano passado, o chefe da Roscosmos já havia ficado indignado com a ausência de menção a Gagarin em uma nota do Departamento de Estado.
"As tentativas de apagar a marca russa na história mundial não vão apagar nossa memória, mas a dos bastardos que fazem isso do outro lado do oceano", afirmou Rogozin.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.